De_Patrícia Ribeiro e Silva.

Neste castelo... os sapatos ficam à porta.

23.11.07

Transatlântico naufraga na Antártida depois de embater contra iceberg

O navio de bandeira liberiana Explorer naufragou na Antártida, zona de responsabilidade e salavamento do Chile, após embater contra um iceberg. Os 100 passageiros e 54 tripulantes que estavam a bordo foram salvos por um navio norueguês, tendo o choque ocorrido pouco passava da meia noite. Os passageiros tiveram de recorrer a balsas de salvamento. O Explorer encontra-se inclinado entre 30 e 45 graus em relação ao mar, a cerca de 1000 quilómetros da Terra do Fogo segundo a Marinha chilena. "Provavelmente ele irá afundar", disse Miguel Reyes, chefe de controle do tráfico marítimo da Prefeitura Naval Argentina, a guarda costeira. "Até agora não ocorreu derrame de combustível, apesar de o sistema de contenção de contaminação estar em alerta", acrescentou a Marinha chilena.

Líbano em risco de ficar sem chefe de estado

Após o quinto adiamento da sessão parlamentar para a eleição do novo presidente, é possível que o Líbano fique sem chefe de estado a partir da meia noite de hoje. O perigo de que a crise em que se encontra o país de agrave é real e os libaneses receiam agora atritos e tensões nas ruas.

Viúva de Litvinenko recorre ao Tribunal Europeu

Segundo a AFP, a viúva do ex-agente russo que morreu em Londres no passado dia 23 de Novembro, vítima de envenenamento radioactivo com Polónio 210, decidiu apresentar hoje uma queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem acusando a Rússia de envolvimento na morte do marido. Maria Litvinenko acusa Moscovo de cumplicidade ao mais alto nível no assassinato do ex-tenente Coronel dos serviços federais de segurança da Rússia. Para além de acusar as autoridades Russas de não terem levado a cabo uma investigação policial rigorosa (a Rússia recusou a extradição para a Grã-Bretanha do principal suspeito do caso), a viúva de Litvinenko afirma que não irá descansar enquanto os autores do crime não forem julgados. Boris Berezovski, o milionário russo que se encontra no exílio, declara não ter dúvidas de que o Kremlin está directamente envolvido na morte de Litvinenko, um ferrenho opositor de Vladimir Putin.

22.11.07

Jacques Chirac acusado de desvio de fundos pela justiça francesa

O antigo presidente francês dirigiu a Câmara de Paris entre 1977 e 1995. Durante esse período terá alegadamente utilizado fundos públicos para recrutar militantes e simpatizantes do seu partido de então, o RPR, para desempenharem a função de encarregados de missão. A justiça francesa suspeita de atribuição de empregos de favor e de enriquecimento pessoal. Chirac já veio a público desmentir. O caso no entanto vai correr na barra dos tribunais, num processo que alguns consideram catastrófico para a imagem de França.

Deputada venezuelana agride jornalista em directo

Iris Varela, deputada do partido do presidente Hugo Chávez invadiu os estúdios da cadeia televisiva TRT, do programa Café con Azócar na Venezuela. Em directo acusou o jornalista e apresentador do programa de a ter caluniado num livro publicado há seis meses. Tresloucada, não se conteve e decidiu partir para a agressão esbofeteando e esmurrando Gustavo Azócar por diversas vezes protagonizando um episódio tão mediático quanto patético. Como pode isto ser possível?

Manuel Alegre questiona concessão da rede rodoviária nacional

O histórico deputado socialista parece ser uma das únicas vozes críticas dentro do PS. A propósito da escandalosa concessão da rede rodoviária nacional à empresa Estradas de Portugal, Alegre questiona o ministro Mário Lino sobre as razões em que "se baseou o Governo para deliberar, ao arrepio da prática anterior, a outorga da concessão de toda a rede viária nacional, sem concurso público e sem qualquer debate no Parlamento, a uma única sociedade anónima, a Estradas de Portugal, SA ( EP, SA )”. É uma excelente pergunta sobretudo por vir de dentro do próprio Partido Socialista.

CINECASTELO: a montanha pariu um clássico

Realizado em 1959 North by Northwest, ou Intriga Internacional, é um dos melhores filmes do mestre do suspense e um dos melhores filmes de sempre. Um bem sucedido publicitário, Roger Thornhill (Cary Grant) vê-se inesperadamente envolvido numa kafkiana trama de espionagem ao ser confundido com o agente secreto George Kaplan. Perseguido, ameaçado, resta-lhe fugir e tentar recuperar a identidade. De Alfred Hithcock. Esta semana no CineCastelo.

OS MELHORES FILMES DO ANO 2007

CANDIDATOS À NOMEAÇÃO PARA O ÓSCAR (80ª EDIÇÃO)

3:10 TO YUMA
de James Mangold

AMERICAN GANGSTER
de Ridley Scott

THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES BY THE COWARD ROBERT FORD
de Andrew Dominik

ATONEMENT
de Joe Wright

AWAY FROM HER
de Sarah Polley

BEFORE THE DEVIL KNOWS YOU’RE DEAD
de Sidney Lumet

THE BUCKET LIST
de Rob Reiner

CHARLIE WILSON’S WAR
de Mike Nichols

THE DIVING BELL AND THE BUTTERFLY
de Julian Schnabel

EASTERN PROMISES
de David Cronenberg

THE GREAT DEBATERS
de Denzel Washington

HAIRSPRAY
de Adam Shankman

IN THE VALLEY OF ELAH
de Paul Haggis

INTO THE WILD
de Sean Penn

JUNO
de Jason Reitman

THE KITE RUNNER
De Marc Forster

LARS AND THE REAL GIRL
de Craig Gillespie

LUST, CAUTION
de Ang Lee

MICHAEL CLAYTON
de Tony Gilroy

NO COUNTRY FOR OLD MEN
de Joel e Ethan Coen

THE SAVAGES
de Tamara Jenkins

SWEENEY TODD: THE DEMON BARBER OF FLEET STREET
de Tim Burton

THERE WILL BE BLOOD
de Paul Thomas Anderson

THINGS WE LOST IN THE FIRE
de Susanne Bier

ZODIAC
de David Fincher

80ª Edição dos Óscares de Hollywood – Óscares 2008


Ainda faltam uns meses. Mas para alguns a temporada óscares já começou. A 80ª Edição dos Óscares de Hollywood terá lugar no próximo dia 24 de Fevereiro, no Kodak Theater em Los Angeles e será apresentada pela segunda vez pelo humorista John Stewart do programa Daily Show. Não é por acaso. Stewart, conhecido pela forma mordaz e incisiva com que costuma criticar a política norte-americana, apresentará a cerimónia precisamente na altura em que as primárias norte-americanas se disputam taco a taco, e em que vários Estados considerados decisivos terão oportunidade de escolher os candidatos a candidatos à presidência dos EUA. Terreno fértil para piadas políticas? Nah... Não sei... acho que não. Que vos parece?

AMPLIFICADOR: HINDI ZAHRA

É uma cantora pouco ou nada conhecida e que encontrei sem querer. Pelo que sei, ainda não tem discos editados. O que é pena. Mas o que há na net é suficiente para simpatizarmos com as tonalidades desta voz marroquina, de origem berbére e touareg. Vive em França e faz-se acompanhar de excelentes músicos. Baladas folk, mixadas num soul urbano, ou aquilo a que poderíamos chamar os blues do deserto. Hindi Zahra tem uma voz vibrante que soa a qualquer coisa muito além fronteiras. E por isso é a proposta musical desta semana. Para amplificar.

CINETRACK a estreia da semana

HOT FUZZ de Edgar Wright
2h20 min, Reino Unido, Comédia



Chega a Portugal a melhor comédia do ano. De Edgar Wright e Simon Pegg, os criadores de Shaun of The Dead (filme de terror cómico que se transformou em filme de culto). HOT FUZZ regressa ao género cómico-misterioso característico dos seus autores e conta-nos a história de uma improvável dupla policial ao serviço do combate ao crime violento na vila mais pacata do Reino Unido. Simon Pegg (Nicholas Angel) e Nick Frost (Danny Butterman) asseguram o registo britcómico da película. Distribuição: Lusomundo.

PAÍS (IN) SUSTENTÁVEL de Luísa Schmidt


O Teatro São Luíz assinala o lançamento do livro PAÍS (IN) SUSTENTÁVEL da investigadora e colunista do jornal Expresso Luísa Schmidt, um trabalho que reúne artigos sobre ambiente e qualidade de vida em Portugal (Dia 22). A entrada é livre.

agenda MÚSICA

Na culturgest, concerto de música árabe integrado no ciclo Os Filhos de Abraão pelo ENSEMBLE IBN HARABI (Dia 23). O Santiago Alquimista traz a Portugal os SLIMMY (dia 23) e NICOLE EITNER, compositora, pianista e cantora que vem apresentar o seu primeiro albúm a solo (dia 25). No Lounge vale a pena ir ouvir ao vivo LUCY AND THE POPSONICS a banda indie-rock brasileira, sedeada em Dusseldorf e que traz a Portugal o seu delicioso álbum de estreia A Fábula (ou a Farsa) De Dois Eletropandas (dia 23). O Coliseu dos Recreios é mais uma vez palco da banda rock de leste do momento, os OKEAN ELZY (dia 25). JOSH ROUSE & BAND tocam para quem os queira ouvir na Aula Magna (dia 26) no seu registo sempre muito country alternativo. No Porto destaque para o concerto da banda punk-rock / riot girl LES BATON ROUGE, grupo de culto de formação portuguesa, no café PlanoB. Tempo ainda para revisitar o funk / soul que se faz por estes dias com NICOLE WILLIS And THE SOUL INVESTIGATORS no Casino Lisboa (dia 26).

o menu da DANÇA para esta semana


No Centro Cultural de Belém o coreógrafo Rui Horta estreia SCOPE, um trabalho que segundo o próprio nasceu da vontade de “aprofundar o olhar sobre a comunicação e as inevitáveis fronteiras que colocamos entre nós” (Dias 23, 24 e 25 de Novembro). Isabel Barros apresenta ALUGO-ME PARA SONHAR um trabalho produzido pelo Balleteatro Companhia, financiado pelo Instituto das Artes e que vai buscar o título a um conto de Gabriel Garcia Marquez (Dia 24). Na Culturgest a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, sob a coordenação de Daniel Tércio propõe TeDANCE uma conferência que se debruça sobre a “visão da expansão tecnológica da dança” (de 22 a 24 de Novembro). A pensar nos públicos da dança e do vídeo a Associação Vo’Arte apresenta no Teatro São Luiz a Mostra de Vídeo-Dança DANÇA SEM SOMBRA, uma programação eclética que reúne trabalhos que intersectam a linguagem do vídeo e da dança e onde serão exibidos vídeos de vários países (dia 26). No Teatro Camões (dias 23, 24 e 25 de Novembro) Pedro Goucha Gomes estreia ZULLIA a sua nova criação coreográfica com música original de Dirk Haubrich.

esta semana vá ao TEATRO!


De 22 de Novembro a 09 de Dezembro decorre a Mostra de Teatro da Amadora 2007, o AMADORA EM CENA 5, uma organização do Teatro Passagem de Nível que visa promover as artes do palco no concelho da Amadora. O Teatro Maria Matos apresenta A NOITE DA IGUANA, uma peça do dramaturgo Tennessee Williams encenada por João Paulo Costa interpretada por António Capelo, Carlos Peixoto e Estrela Novais (de 21 a 25 de Novembro). A Barraca leva à cena DUAS HISTÓRIAS DE SOLIDÃO. DUAS HISTÓRIAS A SÓS uma produção do Trigo Limpo Teatro Acert a partir de textos de Eduarda Dionísio e Jaime Rocha, com Raquel Costa e Ruy Malheiro (23 e 24 de Novembro). Joaquim Benite encena QUE FAREI COM ESTE LIVRO uma peça de José Saramago para assinalar a comemoração dos trinta anos da Companhia de Teatro de Almada, peça que estará em cena no Teatro Municipal de Almada (de 22 de Novembro a 21 de Dezembro). No Teatro Mundial um actor, uma actriz e um DJ narram a história de O CAVALEIRO ANDANTE E A COR DO SOL (de 23 de Novembro a 23 de Dezembro). O Centro Cultural de Belém repõe O FAZEDOR DE TEATRO uma peça da autoria de Thomas Bernhard, encenada por Joaquim Benite e produzida pelo Teatro de Almada (de 28 a 30 de Novembro). Para os mais pequenos, o espectáculo de teatro físico A MALA DAS PEDRAS ou A SEDE DA INFÂNCIA, propõe uma oficina de movimentos e de actividades plásticas com Sophie Leso (de 26 de Nov a 02 de Dez).