De_Patrícia Ribeiro e Silva.

Neste castelo... os sapatos ficam à porta.

30.12.07

E TU? QUERES SER UM AGENTE DA CIA?

Um programa da CIA chamado RENDITION (PARTE III)

A crítica dividiu-se. O tema do mais recente filme de Gavin Hood é o programa da CIA que tem sido justificado pela Administração norte-americana como necessário para a obtenção de informações que visam proteger a segurança nacional e consequentemente a vida de milhares de pessoas. O recurso a técnicas intensivas de interrogatório é objecto de escrutínio e a pergunta impõem-se: até onde estamos dispostos a ir enquanto civilização em nome da segurança nacional? É aceitável o uso de técnicas de tortura para evitar o terrorismo? Petrificante é descobrir que uma pergunta de resposta óbvia... merece afinal um second thought por parte da opinião pública americana. Afinal, não é evidente para todos que a tortura é um crime e uma violação dos direitos humanos. O filme chama-se RENDITION e aqui fica o trailer. Com Jake Gyllenhaal e Meryl Streep.

Um programa da CIA chamado RENDITION (PARTE II)

Uma empresa privada ganha lucros astronómicos com a violação dos direitos humanos. Segundo o American Civil Liberties Union a Jeppensen Dataplan Inc, empresa de aeronáutica subsidiária da Boeing, terá facultado à CIA a logística necessária para levar a cabo detenções e vôos secretos em países como a Síria, o Egipto, a Jordânia, Cuba, e outros. Coisas do liberalismo.

Um programa da CIA chamado RENDITION



Ao abrigo do Programa "Rendition" e com o conhecimento da Administração Bush, não é novidade para ninguém que a CIA tem por hábito efectuar detenções de suspeitos de terrorismo em várias partes do mundo, transportando-os depois para países onde a tortura em interrogatórios é prática assumida. Embora a memória seja muitas vezes curta, seria bom não esquecer que no ano que agora finda foi levado a cabo um inquérito pelo Parlamento Europeu sobre os vôos secretos da CIA em solo europeu, inquérito esse que nos permitiu ficar a saber que Khaled Al-Masri, Abu Omar e Abdurahman Khadr, três inocentes suspeitos de terrorismo raptados nos seus países de origem, levados para centros de detenção secretos da CIA, onde foram brutalmente torturados, poderão ter passado por Portugal. De acordo com uma carta do MNE dirigida a Ana Gomes de 5 de Dezembro, mas apenas recebida a 26 de Janeiro, e consultada pelo JN, o SEF dispõe dos registos relativos a vários voos das duas aeronaves em causa um Boeing 737 (N 313P N4476S), aparelho que efectuou oito passagens por Portugal (escalas de partida ou de chegada nos aeroportos do Porto e Santa Maria nos Açores) no qual viajou o cidadão alemão Al-Masri; nos casos de Omar e Khadr, tratou-se de um Gulfstream IV (N85VM N227SV), que efectuou seis passagens por Portugal (aeroportos de Santa Maria, Cascais e Lisboa) entre 7 de Novembro de 2003 e 16 de Maio de 2005, incluindo ligações "de" ou "para" Guantanamo (Cuba), Tuzla (Croácia), Misurata (Líbia) e Rabat (Marrocos). Apurar a verdade dos factos não foi contudo possível já que, à boa moda democrática, Lisboa se recusou a fornecer ao Parlamento Europeu a famosa lista de passageiros do SEF, o que valeu a Portugal a acusação no relatório final da Comissão Parlamentar de cooperação insuficiente. Ficamos sem perceber porque foi indeferido o pedido da lista de passageiros do SEF. Como certeiro diz o povo, quem não deve não teme. Mas pelos vistos, há quem deva e por isso tema. Provado ficou, no entanto, que a Europa da democracia e dos direitos humanos conta com quem, ao mais alto nível, dê cobertura ao buraco negro que são os Serviços Secretos Americanos, subscrevendo um programa em que deter pessoas secretamente e torturá-las com o objectivo de obter informações é hasteado como bandeira da democracia. Se isto não é regressar à idade média, então o que é? E depois falam do Mugabe.

28.12.07

ELE QUERIA UM REFERENDO SOBRE O PRÓXIMO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA:

EU QUERO UM REFERENDO SOBRE O PRÓXIMO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA

Vivo num país onde votar sem ler os programas dos partidos é coisa de somenos importância. Mais depressa um governo é escolhido com base na fotografia do candidato proposto, do que com base em ideias e moções concretamente orientadas para os problemas do país. Os problemas reais do país raramente são discutidos. E quando o são, muitas vezes não escapam à lógica da centrifugação ideológica que tudo consome e tudo mina neste Portugal dos pequeninos. De tal forma, que são poucas as hipóteses de superar a dicotomia senil que espreme toda e qualquer questão a um problemúnculo de esquerda ou de direita. O mesmo país que não se melindra com a ideia de um povo que não tem interesse em ler os programas dos partidos em tempo de eleições, avança sereno com o argumento de que o Tratado de Lisboa é tão técnico e tão complexo, tão denso e imprescrutável, que não reúne condições para ser referendado. É precisamente por ser um documento quase ininteligível, que ninguém vai ler e que ninguém vai compreender que se justifica um debate alargado, tão participado e esclarecedor quanto possível. E esse debate só será possível convidando claramente os portugueses a pronunciarem-se sobre o assunto através de um referendo. A ideia de um povo que elege um governo que o considera incapaz de se pronunciar sobre determinadas questões, é ... como dizer (?) ... A ideia de um povo que elege um governo que o considera um asno... é confrangedora. O debate sobre o projecto europeu deve ser inclusivo e deve dirigir-se à maioria dos europeus. Não deve ser exclusivo de centros de decisão que hoje em dia, verdade verdade, ninguém sabe bem quais são. O pior cenário para o futuro da União Europeia, seria permitir que se transformasse num mero exercício retórico, onde aquilo que é fundamental para os cidadãos é decidido à margem da sua vontade e do seu discernimento. O que é afinal o Tratado de Lisboa? É uma festa? É um bocado de prosa que dois ou três jornalistas insistem em classificar de maravilhosa, linda, excelente e extraordinária? Ou é mais do que isso? Ou será também o redimensionamento do peso estratégico de cada estado membro? E quais as consequências para Portugal dessa redefinição política? Por tudo isto, é senão justo e honesto levar a cabo um referendo sobre o Tratado de Lisboa que envolva os portugueses e lhes conceda a maioridade digna de uma democracia que se presume adulta.

O PIOR DE 2007

HÁ DOIS MILHÕES DE POBRES EM PORTUGAL.



















Imagem roubada a Ideias

O MELHOR DE 2007

REN OBRIGADA A DESLIGAR LINHA FANHÕES-TRAJOUCE

A Redes Energéticas Nacionais (REN) está a proceder ao desligamento em segurança da linha de muito alta tensão Fanhões-Trajouce, mas avança que vai apresentar um novo recurso no Tribunal Constitucional, agora aos juízes do colectivo do órgão. [...] A REN teve conhecimento hoje da decisão do Tribunal Constitucional que negou provimento a um recurso onde a empresa alegava inconstitucionalidade da decisão do Supremo Tribunal Administrativo de não reavaliar o processo no qual o Tribunal Central e Administrativo do Sul ordenou à suspensão da linha Fanhões-Trajouce.

19.12.07

PRÉMIO "Jean , qu'est-ce que tu veux manger?" OU "Saíu-te melhor que a encomenda"

Imagem Via We Have Kaos in the Garden

Do Palácio de São Bento, um colaborador próximo de José Sócrates pergunta ao jornalista do Libération o que quer para jantar. Apesar do provincianismo, a entrevista sai melhor que a encomenda: S’il est en «plastique», c’est un plastique dur vaticina o jornalista francês.

PRÉMIO "HÁ GAJOS PORREIROS PÁ" :

"Apesar de ter havido muitas recusas, a maior parte de investigadores da directoria do Porto, a operação [Noite Branca] acabou por ir para a frente porque a Associação Sindical dos Funcionários da Investigação Criminal (ASFIC) da PJ resolveu, face à importância da operação, suspender temporariamente o braço-de-ferro que tem com o governo relativamente a questões laborais, deixando à vontade de cada agente a sua participação ou não".

Luciano Alvarez in PUBLICO (18 Dezembro 2007)

NOMES QUE FICAM (3)

Vuvu Grace.

NOMES QUE FICAM (2)

Bruno "Pidá".

COISAS DE ÁFRICA (1)

UMA QUESTÃO DE ESTILO (1)

NOMES QUE FICAM (1):

Gumercinda.

JÁ NÃO SE PODE SER POLÍTICO

Um autocarro cheio de políticos bate numa árvore numa estrada alentejana perto de um monte. O dono do monte, que testemunha o acidente, aproxima-se e encarrega-se de enterrar todos os políticos. Alguns dias depois chega um investigador, que vê o autocarro espatifado e pergunta ao dono do monte o que aconteceu aos políticos que estavam no autocarro.
- Enterrei-os - disse o homem .
- Mas estavam TODOS mortos? - pergunta o investigador .
O homem responde:
- Havia alguns que diziam que não, mas você sabe como os políticos são mentirosos...

HUCK CHUCK FACTS

Ou os republicanos acham que as presidenciais norte-americanas são uma sitcom, ou nos EUA as crianças entre os 6 e os 12 anos podem votar e eu não sabia:

There's Something About ZUMA

Jacob Zuma nasceu na província sul-africana do KwaZulu Natal. Treze anos depois do fim do apartheid, o novo líder do ANC é eleito sob a égide da suspeita e da controvérsia: enfrenta acusações de corrupção, e recentemente foi ilibado da acusação de violação de uma mulher de 31 anos. Os seus apoiantes atribuem estas acusações à imaginação conspirativa dos adversários empenhados em descredibilizá-lo e em impedir a todo o custo que Zuma ganhe as eleições presidenciais. Mas não falta quem na África do Sul acredite que o tempo da inocência pós-apartheid já passou. O mito e a ficção de um ANC histórico e incorruptível ajudaram a esquecer a ideia de que a África do Sul é hoje uma sociedade onde continuam a resistir fronteiras claras que separam os ricos dos pobres, e os brancos dos negros... Zuma é um peso pesado do ANC. Lutou pelo fim do apartheid. Como Mandela, esteve preso e sofreu na pele a opressão do regime. Tem do seu lado grande parte da população. Sobretudo os mais desfavorecidos. Quando admitiu ter tido sexo com uma mulher infectada com HIV, alegou que para se proteger... tomou um banho. Por algum motivo, a ascensão de Jacob Zuma à alta esfera do poder tem suscitado inquietação.

12.12.07

Contas de outro rosário

Kadhafi está em França para uma sessão de compras. Sarkozy faz o papel do anfitrião babado, feliz por receber em casa um forasteiro endinheirado. O facto de, na cimeira UE/África, Kadhafi ter justificado o recurso ao terrorismo, parece não incomodar o presidente francês. O blá blá da democracia já lá vai, e dois ou três dias a seguir à cimeira de Lisboa, o importante são os negócios. Em agenda? A compra de armamento por parte da Líbia, que vem negociar com Sarkozy a aquisição de aviões, mísseis, helicópteros de combate e outras coisas mais. As liberdades, direitos e garantias fundamentais, apesar de fundamentais, não deixam de ser, para todos os efeitos, contas de outro rosário.


Se o Iggy Pop fosse mulher...

11.12.07

Já não era sem tempo!

Finalmente o estado decidiu intervir. Era uma questão fracturante, um problema de saúde pública sem precendentes, que a tantos portugueses prejudicou, e só não se compreende porque levou tanto tempo a legislar. A partir de ontem, porém, tudo mudou: passou finalmente a ser proibído usar jornal e folhas das páginas amarelas para vender castanhas. Normas da UE, impostas pela ASAE, em nome da higiene e da obsessão sanitária social.
Graças a deus.

ALTO-COMISSÁRIO PARA O DIÁLOGO INTER-PLANETÁRIO CONCLUI:

10.12.07

TERRA CHAMA CHENEY :

Dick Cheney solidário com o Perú afirmou que os "peruanos" merecem um líder melhor que Hugo Chavez:



+ info

SOS RACISMO ... 17º Aniversário




O SOS Racismo comemora hoje o seu décimo sétimo aniversário, data em que se celebra também a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

9.12.07

PEÕES EM JOGO




Não é um filme excelente. Mas é uma reflexão actual sobre a admnistração Bush e a decisão de invadir o Iraque. Quatro coisas sobre Peões em Jogo:

1. Porquê que os media venderam o programa militar do partido republicano sem que o questionassem? Por outras palavras, porquê que os media compraram e alardearam a propaganda norte-americana que consistia na ideia de que a invasão do Iraque era absolutamente inevitável?

2. Quais as reais consequências de uma derrota dos EUA no Iraque? Ou por outras palavras, qual a extensão dos danos de uma derrota militar para a credibilidade norte-americana no mundo?

3. Quem são os militares norte-americanos que se voluntariam para ir para o Iraque e o Afeganistão? Porque se voluntariam e como são tratados pela administração norte-americana?

4. Os jornalistas têm espaço de manobra real para questionar o agenda setting governamental?

8.12.07

ÉBOLA: suspeitas de encobrimento pelas autoridades do Chade

Uma epidemia de Ébola no Chade poderá já ter contaminado cerca de 100 pessoas.
Suspeita-se agora que o atraso de quatro meses que se verificou entre os primeiros casos detectados e a confirmação oficial do surto se tenha ficado a dever ao encobrimento das próprias autoridades chadianas que alegadamente terão receado assustar os líderes da Commonwealth que se reuniram em Kampala no passado mês de Novembro.

IT'S ALL ABOUT TRADE !




No próximo dia 31 de Dezembro as relações comerciais entre Europa e África vão conhecer um novo ciclo. A World Trade Organization declarou que após décadas de independência as ex-colónias devem agora competir no mercado global, de igual para igual, como qualquer outra economia. Embora não pareça, é disso essencialmente que trata esta cimeira UE/África: de consolidar um acordo de comércio livre entre os dois continentes, uma ‘parceria estratégica’ que os equipare perante os desafios globais. Mas as nuances desta ‘parceria estratégica’ não são inteiramente compatíveis com a agenda dos direitos humanos tão mediaticamente papagueada por estes dias. Há mais em causa do que a violação das liberdades fundamentais e dos direitos democráticos nos países africanos, já que a abolição das taxas aduaneiras pode vir a ter consequências muito pouco humanistas no continente africano.

O acordo de comércio que agora se discute, e cuja versão actual o Presidente Sul-Africano Thabo Mbeki já recusou assinar, prevê-se catastrófico para o continente africano. “A UE está a pressionar os estados africanos para assinarem os acordos de parceria até ao fim de Dezembro e sabe perfeitamente que a maioria das nações africanas não está preparada para enfrentar a liberalização do mercado” diz Mamadou Bá, dirigente da Associação Luso-Senegalesa (DN 8 Dezembro 2007). De facto, os sinais de que esta luta é desigual estão à vista de todos. Se se tratasse de um combate de boxe seria como colocar um peso-leve no mesmo ringue que um meio-pesado. Nunca um continente gerido de forma despesista e que baseia a sua agricultura num modelo tradicional e de sobrevivência, poderá competir entre iguais com um continente apostado em subsidiar em larga escala a sua agricultura intensiva. Os líderes africanos receiam, e fundamentadamente, que os seus mercados sejam invadidos por toneladas de produtos europeus, o que em última análise constituirá um boicote ao desenvolvimento das suas próprias economias. Por detrás da retórica meiga e conciliadora, da vontade de salvar os pobres africanos da penúria, de abandonar os discursos paternalistas e moralizantes que marcaram as relações bilaterais entre ex-metrópoles e ex-colónias nos últimos anos, está a vontade europeia de salvaguardar boas oportunidades de negócio. O petróleo. O gás. As matérias-primas. E a China, o temível player, que já suplantou a Europa como parceiro estratégico de muitos países africanos e que aí tem afirmado o seu investimento de forma pronunciada nos últimos anos, construíndo estradas, caminhos de ferro, centrais de telecomunicações a troco de petróleo. E com uma diferença: Pequim não se importa de apertar a mão aos líderes banidos pelo ocidente, como Robert Mugabe ou Omar El-Bashir. Daqui resulta que a alternativa chinesa tenha dado aos governos africanos uma margem de manobra muito maior para poderem negociar nos acordos comerciais que agora se tentam estabelecer com a UE. Londres, Paris, Berlim e Washington sabem disso. E por muito que nos custe, Harare, Cartum, Luanda, Tripoli e Argel também.


DN 8 Dezembro 2007 (in ângulo de fora)

"dirigentes africanos dizem que a China oferece produtos mais baratos, menos condicionados e mais conformes ao interesse de África" [Le Temps]

"o presidente senegalês declara inaceitáveis as novas parcerias comerciais propostas pela Europa, que privilegiam exportações europeias" [Le Soleil (Dacar)]

"O governo da Namíbia recusou o acordo que abriria o mercado europeu a exportações de carne, peixe e uvas" [The Namibian]

"O comércio entre África e a China cresceu 700% na década de 90 e quadriplicou desde 2000" [The Guardian]

And so on, and so on.

Sondagem: Concorda que as ex-colónias africanas sejam indemnizadas pelas ex-metrópoles?

O líder líbio, coronel Muammar Kadhafi afirmou ontem na cimeira EU / Africa que "Os colonizados devem ser indemnizados" pelos anos de subjugação a que foram sujeitos pelas ex-metrópoles. As reacções não se fizeram esperar. O Poder de Grayskull pergunta:

Concorda que as ex-colónias sejam indemnizadas pelas ex-metrópoles?
De maneira nenhuma.
Absolutamente. Seria justo e honesto da parte do ocidente.
Não sei. Dá que pensar.

Votação disponível na coluna da esquerda.

6.12.07

Artigo de Durão Barroso manipulado no Zimbabué

Na contagem decrescente para a cimeira UE / África O jornal pro-governamental do Zimbabué, The Herald, decidiu aligeirar um artigo escrito por Durão Barroso. No artigo, Durão Barroso refere-se à "violação dos direitos humanos e falta de democracia no Zimbabué"; o The Herald decidiu acrescentar à frase a palavra "alegada" ... ou seja "alegada violação dos direitos humanos e falta de democracia no Zimbabué". Fica muito mai bonito. E sempre chateia um bocadinho menos.

Ofertas especiais

A partir do próximo fim de semana o Papa Bento XVI vai oferecer indulgências aos peregrinos que visitem o santuário de Lourdes. Avisa-se os mais distraídos que as indulgências reduzem o tempo no purgatório. Melhor que isto só às 5ªs feiras no LIDL. Via Womenage a Trois

A Tenda de Mugabe fica em Harare

Khaddafi já está em Lisboa. E trouxe a tenda.
A tenda de Mugabe vai ficar em Harare: é muito grande e não dá jeito para transportar:


























VIA Chillnite

Diz quem viu que estas imagens pertencem à casa de Robert Mugabe. Um modesto T-1 + 56. Fica em Harare, Zimbabué, país cuja inflação rondava há uns meses os 8000%, onde a população passa fome, e onde o séquito mugabiano age repressiva e musculadamente contra a oposição.

Ele há coisas...

Enquanto isso, a edição em DVD da Rua Sésamo (volumes I e II) foi classificada como "adults-only" pela entidade reguladora dos conteúdos televisivos dos EUA: a primeira edição da Rua Sésamo não é adequada ao público infantil! Que giro. E eu que gramava com a Rua Sésamo todos os dias a seguir à escola. Mas quais são afinal os conteúdos inapropriados da Rua Sésamo? Pasme-se:

1. O Egas e o Becas partilhavam um miserável e degradado apartamento na cave de um prédio;

2. O Monstro das Bolachas incentivava os diabetes e aparecia a fumar cachimbo;

3. O Ferrão tinha uma depressão crónica, era irremediavelmente miserável, hiper-sensível, sarcástico e misantropo;

e segundo a última edição da revista Sábado:

4. "por causa de cenas como aquela em que Egas pede o sabonete a Becas enquanto está a tomar duche".

Por sua vez, e também segundo a Sábado, a Heidi na Turquia vai conhecer uma versão mais compostinha, e vai deixar de correr pela montanha com o vestido levantado pelo vento. Já a senhora Seseman surge agora com um lenço islâmico na cabeça.

Há coisas do caraças.

BD católica para prevenir abuso sexual de menores

A igreja católica tem uma nova forma de lidar com o abuso sexual de menores: a arquidiocese de Nova Iorque publicou recentemente uma colecção de livros de banda desenhada que visa alertar os mais novos para a existência de predadores sexuais. Os livros têm sido distribuídos em escolas católicas nova iorquinas, apesar de nem toda a gente ter achado a ideia particularmente feliz... :

5.12.07

São Francisco lança guerra aos sacos de plástico

Sempre que vou às compras pergunto-me porque raio os sacos das ditas não são em papel reciclado. É que o papel reciclado para além de poupar os escassos recursos naturais recorrendo ao reaproveitamento, demora muito menos tempo a biodegradar-se. Por cá a Sonae vai criticando as taxas sobre os sacos de plásticos e o governo faz marcha atrás. Não é que eu ache que as taxas fossem solucionar grande coisa. Acho é que existem alternativas mil vezes menos poluentes que os sacos de plástico. Para quando uma medida concreta? Género, uma regra que substitua os sacos de plástico por sacos de papel reciclado. É assim tão difícil? E apesar de termos assinado Quioto, parece faltar-nos a coragem política para levar adiante medidas como esta:

Toureio Infantil no México

No México, onde não existe limite de idade para se ser "matador" ou toureiro, o toureio infantil tem-se tornado muito popular, como dá conta este vídeo do New York Times ou este vídeo do you tube:



É por coisas como esta que às vezes acho que estou na idade média.

Macau: excursão acaba em motim

Um grupo de turistas chineses que visitava Macau foi ameaçado de não poder regressar à China caso não gastassem mais dinheiro no comércio local. A ameaça partiu dos próprios guias turísticos da excursão e a situação acabou num motim.


4.12.07

Moral da História

Um coelho estava a correr pela floresta fora quando viu uma girafa a acender um charro. Parou e disse:

-Ó girafa! Para de fumar essa merda que te faz mal, e vamos mas é correr pela floresta! vais ver como te vais sentir muito melhor !!!

A girafa pensou por um segundo, e disse:

-Tens razão, coelho, bora nessa!

Assim , deitou o charro fora e foi correr com o coelho.

Pouco mais à frente eles encontraram um urso a cheirar cola.

Eles olharam-se e o coelho saltou logo para a frente do Urso:

-Ó urso, deixa essa merda! Essa treta só te faz mal, vem mas é correr connosco e sentir o ar puro dentro dos teus pulmões!

O urso saltou para a frente e começou a correr com eles até encontrem um elefante a snifar cocaína.

- Ó elefante, estás maluco! Dás cabo de ti com essas merdas! Vem mas é connosco correr pela floresta!

O elefante pensou um pouco, mas resolveu juntar-se ao grupo, que metros depois encontrou o leão a injectar heroína.

Mais uma vez, o nosso amigo coelho pôs-se à sua frente e disse:

-Ó leão, deixa-te de merdas e vem correr....

Nem acabou de falar e levou uma patada do leão que o fez voar uns bons metros.

Os outros animais revoltados perguntaram:

- Estás maluco? Porque fizeste isso???

O leão respondeu :

Sempre que o filho da puta do coelho toma ecstasy, faz-me correr feito um idiota pela floresta !!!